sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

"Um animal selvagem por mais feroz que seja não tem a maldade de um Homem."

Não é novidade para ninguém que as pessoas são diferentes entre si: têm costumes, convicções, preferências e gostos diferentes.
Um dos problemas mais difíceis de lidar, que surgem da nossa condição humana é a nossa tendência de rotular as pessoas que não partilham dos nossos interesses.
Nem todas as pessoas respeitam as opções de cada um, no entanto é necessário que todos compreendam que cada um é livre de fazer as escolhas que quiser, porque nem todos pensamos da mesma forma.
É cada vez mais urgente deixarmos de colocar os outros num mundo à parte, só porque não são como nós, deixarmos de julgar os outros por aquilo que parecem e começarmos a valorizá-los por aquilo que são!
Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter.

Planeamento do nosso projecto

MOTIVAÇÃO:

O que nos motivou a abordar este tema foi a curiosidade em saber como se sentem psicologicamente as vítimas de exclusão da nossa sociedade. O facto de querermos conhecer os vários tipos de exclusão; conhecer as vitimas de rejeição; entender os seu estado psicológico; interagir com vitimas de exclusão e também pelo facto de querermos sentir - mo -nos úteis, ajudando os que mais necessitam.
Sentimos obrigação de ajudar as pessoas que não são bafejadas com a sorte gratuitamente.

OBJECTIVOS:

Pretendemos alertar a sociedade para a forma como tratam algumas pessoas. Queremos também mostrar que apesar de haver pessoas com aparências e gostos diferentes temos que as aceitar, porque apesar das diferenças, somos todos seres humanos com os mesmos direitos.
Temos como um dos nossos objectivos sensibilizar a sociedade para o modo cruel como rejeita as diferenças e tentar que esta mude a sua atitude.
Os outros objectivos nossos são:
- conhecer os diferentes tipos de exclusão;
- interagir e ajudar as pessoas vitimas de exclusão;


TRANSCIPLINIDADE:

Pretendemos recorrer ao apoio das disciplinas de:
  • Matemática para elaborar estatísticas relativamente às actividades que efectuarmos;
  • Português para nos ajudar na elaboraçao de textos e do projecto em si;
  • Biologia para nos ajudar a perceber os motivos de certas doenças que iremos referir no nosso trabalho;

ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES:

→ Pesquisas na Internet, livros, revistas, jornais, documentários;
→ Inquéritos;
→ Entrevistas;
→ Tentar realizar visitas a centros de acolhimento de crianças e idosos;
→ Tentar participar em alguma actividade de voluntariado;

CALENDARIZAÇÃO:

1º Período:
→ Recolha e selecção de informação;
→ Organização e estruturação do projecto.

2º Período:
→ Estruturação e realização de inquéritos e entrevistas;
→ Recolha de informação acerca de algumas instituições de acolhimento;
→ Realização de um encontro com vítimas de exclusão;
→ Apreciação do grupo sobre a emotividade proporcionada pelo projecto.

3º Período:
→ Tratamento e apuramento da informação obtida;
→ Estruturação do trabalho escrito;
→ Construção do trabalho escrito
→ Estruturação da apresentação pública do projecto;
→ Apresentação final do trabalho;
→ Apreciação do trabalho realizado ao longo do ano;

PRODUTO:
Dossier com todos os trabalhos realizados ao longo do ano; trabalho escrito e apresentação dinâmica à comunidade escolar.